Identificação:  Estudos sobre Degradação dos Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente (DNAA) (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2761130018595675)
Líder: Rozilda Vieira Oliveira
Ano de formação: 2011
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Geociências
Repercussões do Grupo: O grupo de pesquisa DNAA tem como objetivo desenvolver estudos sobre a qualidade dos recursos naturais, solo e água com enfoque para o uso agrícola e a preservação ambiental, concebendo a organização e produção do espaço geográfico como resultado da relação sociedade/natureza. Os procedimentos metodológicos adotados buscam integrar métodos convencionais ao uso de técnicas modernas de Geoprocessamento, com ênfase para a análise espacial de dados geográficos. O grupo de pesquisa divulga amplamente os produtos de seus trabalhos participando de congressos e reuniões científicas, publicações em periódicos especializados e palestras com a comunidade e representantes de órgãos públicos interessados. Além dessas atividades, os pesquisadores do grupo orientam, coorientam e participam de bancas examinadoras de trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses. As pesquisas até então desenvolvidas abrangem municípios dos Territórios de Identidade do Recôncavo e do Baixo Sul, na Bahia.
Linhas de pesquisa: Manejo e fertilidade do solo em sistemas de produção agrícola; Planejamento Ambiental e qualidade dos recursos naturais.

Identificação:  As Cidades e o Urbano (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8653227215877629)
Líderes: James Amorim Araújo e Joilson Cruz da Silva
Ano de formação: 2011
Área predominante: Ciências Humanas, Geografia
Repercussões do Grupo: O grupo propõe um trabalho de pesquisa centrado na decifração de dois fenômenos que aparecem interligados na contemporaneidade: a cidade e o urbano. A aparente não distinção de ambos é justificativa plausível para se inquerir sobre os processos sociais que fundem cidade e urbano e os desdobramentos dessa fusão ao nível da prática socioespacial. A proposta de trabalho do grupo procura construir diálogos possíveis com outros campos do saber que, conjuntamente, constroem a teoria social. Neste sentido, os objetivos do grupo são, portanto, estudar tanto a produção quanto a reprodução da cidade e do urbano nas dimensões e níveis (escalas) de realidade implicadas em suas dinâmicas; decifrar a economia política subjacente à (re)produção da cidade e do urbano; indicar os conflitos e contradições advindos da (re)produção espacial abstrata (mercadológica), ao nível do cotidiano e atuar na proposição de projetos e pesquisas orientadas para o direito à cidade e ao desenvolvimento urbano.
Linhas de pesquisa: A vida cotidiana e o urbano; Direito à cidade e ao desenvolvimento urbano; Urbanização e constituição da sociedade urbana.

Identificação:  Recôncavo: Território, Cultura, Memória e Ambiente (dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2913473309490688)
Líderes: Miguel Cerqueira dos Santos e Janio Roque Barros de Castro
Ano de formação: 2002
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional
Repercussões do Grupo: O grupo surgiu da iniciativa de alguns professores e discentes da UNEB que perceberam a carência de trabalhos sobre a realidade regional. Inicialmente, houve a aprovação no edital de pesquisa do MEC/SESU, que resultou na produção de materiais didáticos sobre a região. No ano de 2002, houve um passo importante ao conquistar a aprovação do edital do PIBIC/UNEB e desenvolver a pesquisa que resultou na publicação do livro Ocupação em Áreas de Manguezais, lançado junto à população de Jaguaripe/BA. Dentre as ações realizadas, destacam-se os trabalhos multidisciplinares e o incentivo à criação de centros de estudos, a exemplo da criação do LEUR – Laboratório de Estudos Urbanos Regionais, numa integração entre os pesquisadores dos Grupos de Pesquisas Recôncavo e Cidade e o Urbano. Destacamos a execução de projetos aprovados em editais, com o desenvolvimento das pesquisas sobre os impactos da Ponte, que ligará Salvador à Ilha de Itaparica.
Linhas de pesquisa: Cidade, cultura espaços públicos; Mundo do Trabalho, Educação e Migração; Urbanização, Turismo, Potencialidades e Riscos Ambientais.

Identificação: Cidades, problemas ambientais e sustentabilidade – Recôncavo Baiano (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8142406987873414)
Líderes: André Luiz Dantas Estevam
Ano de formação: 2020
Área predominante: Ciências Humanas, Geografia
Repercussões do Grupo:
Linhas de pesquisa: Climatologia Geográfica; Estudos integrados da problemática ambiental urbana; Geomorfologia Urbana.